Nunca antes na história do empreendedorismo o mote “o cliente tem sempre razão” fez tanto sentido. E é exatamente isto o que prega a ideia de um planejamento customer centric. Com todas as decisões estratégicas sendo tomadas com foco nas necessidades e expectativas do cliente!

Uma pesquisa realizada pela Econsultancy descobriu, aliás, que 58% dos participantes acreditam que para estabelecer uma cultura verdadeiramente digital o pensamento customer centric é a característica mais importante.

Aqui vão algumas das principais vantagens da estratégia customer centric.

Planejamento estratégico mais direcionado

Ações com foco no cliente tornam o planejamento estratégico mais objetivo. Antecipando, assim, desejos, necessidades, ameaças e oportunidades de mercado. Aumentando, ainda, os índices de retenção e fidelização.

Diminuição dos índices de churn

Clientes fidelizados por meio de ações estratégicas segmentadas fazem com que as taxas de churn diminuam. Contribuindo, inclusive, para o movimento contrário: clientes satisfeitos geralmente indicam suas marcas favoritas! Avaliação positiva dos clientes.

Aumento do LTV

Consequentemente, quanto maior o tempo de retenção dos clientes, maior o Lifetime Value (LTV) da empresa.

Experiências relevantes
Por manterem o foco no cliente, estratégias customer centric proporcionam experiências realmente relevantes para os envolvidos . Aumentando o engajamento e a conexão entre as partes!

Fortalecimento do relacionamento marca-cliente
Ações que colocam o cliente no centro estreitam os laços. Satisfeitas e empoderadas, as pessoas se tornam promotoras da marca – como citamos anteriormente – e do relacionamento entre marca e clientes, com melhoria do Net Promoter Score (NPS).

Como você pode observar, colocar o cliente no centro não envolve apenas fazer um bom atendimento. O customer centric é uma estratégia que envolve todos os processos, pessoas e entregas da organização. Inclui de pensar na melhor usabilidade de um produto até planejar uma experiência de consumo incrível em todos os canais de venda – sejam eles online ou offline.

E você, o que está esperando para ser customer centric? Temos certeza de que, adotando nossas metodologias e conceitos, estará muito mais preparado para atender às necessidades dos seus clientes.